26.10.17

O talento do cartunista Cau Gomez no Porto até dezembro


O premiado cartunista e caricaturista brasileiro, Cau Gomez, foi convidado pelo PortoCartoon-World Festival, vinculado ao Museu Nacional da Imprensa, a participar de uma Residência Artística, de outubro a dezembro, na cidade do Porto, em Portugal.
Durante este período, o artista irá conduzir workshops semanais de desenho de humor na imprensa, além de palestras em escolas de artes relacionadas à linguagem universal do cartoon e, ainda, encontros para trocas de saberes com estudantes de Belas Artes, interessados na área e demais profissionais.
Em novembro, haverá uma exposição com mais de cem trabalhos originais e algumas reproduções de cartoons e caricaturas feitos pelo cartunista, com muitos de seus melhores trabalhos produzidos ao longo de 30 anos de profissão, em uma das galerias do Museu Nacional da Imprensa. A exposição “PortoCartoon: o Riso do Mundo, por Cau Gomez”, terá sua noite de abertura com visita orientada pelo artista, em data ainda a ser divulgada.
A arte do cartoon, que provoca crítica e reflexão com humor, criatividade e inteligência sobre os diversos problemas das sociedades no mundo todo, poderá ser mostrada, debatida e ensinada pelo olhar, técnicas, estilos e talento de Cau Gomez.
Como um mestre das artes gráficas e plásticas, Cau Gomez, que também é ilustrador e pintor, é o primeiro cartunista brasileiro a ser convidado para o projeto “In Residence”, promovido pelo Museu Nacional da Imprensa, com apoio da Câmara Municipal do Porto. É também o primeiro artista visual no mundo a passar dois meses em Residência Artística por dois meses no Porto, conhecido como Capital Mundial do Cartoon.
A estadia do cartunista, de 20 de outubro a 20 de dezembro, acontece na Casa Wolinski, em homenagem a Georges Wolinksi, um dos membros do júri permanente do PortoCartoon, que foi assassinado no ataque terrorista ao jornal satírico francês, Charlie Hebdo. Os cartunistas Diego Herrera e Alessandro Gatto estiveram na Casa Wolinski por uma semana cada, em 2015 e 2016, durante o PortoCartoon-World Festival.
Possuidor de um currículo notável, com publicações na imprensa desde os 15 anos de idade, um dom extraordinário e mais de 60 premiações internacionais de cartoon, Cau Gomez em Residência Artística no Porto é uma oportunidade ímpar para os amantes desta arte em Portugal.


Nenhum comentário: